quarta-feira, 23 de julho de 2008

Paciência

Dizem que uma das maiores virtudes do ser humano é a paciência. Mas eu não sei se concordo. Talvez, a maior virtude do ser humano seja o poder de escolha e a sabedoria necessária para saber escolher o que é o melhor. Segundo Sócrates “quem sabe o que é bom, acaba fazendo o bem”. E acho que eu concordo com Sócrates. (Se é que eu posso)

Há um ano atrás, eu tive medo de escolher o caminho errado ou de me perder pelo caminho certo. O ruim de toda essa história, é que você só sabe que se enganou, depois de um (longo) tempo. E algumas vezes, o engano custa caro. No meu caso, eu fiz a escolha certa. Nunca me arrependi e tenho plena consciência que devo muito à minha escolha que, para muitos na época, não era coerente. Demorei pra ter certeza que não havia errado. As respostas vieram aos poucos, uma a uma. Era difícil decifrá-las, o medo e a insegurança nunca me deixavam ter certeza de que tudo ia ficar bem.

E a verdade é que a indecisão faz parte da vida. Faz o ser humano pensar, refletir, analisar. Porém, o que também pode levar muitas pessoas a cometer erros e equívocos é a mania de optar sempre pelo que já é certo, seguro. É mais fácil, de vez em quando, né? Infelizmente, muita gente tem medo de arriscar e levar um capote. Mas como sempre dizem: “só aprende a levantar, quem cai”.

Eu mesma só aprendi certas coisas levando na cabeça. Eu mesma já cometi erros por causa da minha mania de correr sempre pro lado incerto. Eu mesma já levei capote indo pelo caminho certo. O importante, é ter humildade o suficiente para saber voltar atrás se necessário for. Difícil é descobrir quando é necessário. Difícil é descobrir qual é o caminho certo.

Por isso, ao final dessa longa reflexão filosófica tosca eu acho que podemos juntar as idéias de Sócrates e do cara que disse que a paciência é a maior virtude do ser humano: “Quem sabe o que é bom, acaba fazendo o bem. E se, por um engano, ele não fizer: PACIÊNCIA!”


(4 de outubro de 2007)

Nenhum comentário: